Durante a nossa trajetória apresentamos diversos subprojetos em Escolas, gerências regionais de Ensino e Universidades tanto na Grande Recife quanto em outras cidades como Timbaúba (Zona da Mata), Gravatá e Pesqueira (Agreste de Pernambuco). Ao todo foram mais de 40 apresentações em parceria com diversas instituições, podendo destacar: 

Universidade Federal de Pernambuco 

Sindicato dos Servidores em Educação de Pernambuco (SINTEPE)

Patrulha Escolar (Polícia Militar)

Projeto Conviver com o ECA nas Escolas (GRE-Recife Norte) 

DETRAN-PE

Centro Universitário Maurício de Nassau

Agradecemos o apoio desses parceiros e a credibilidade com os objetivos do nosso projeto. 


ESPETÁCULOS, PROJETOS E APRESENTAÇÕES 

1. Curta-metragem "Cristos revolucionários" apresentado na culminância da páscoa dentro da instituição que buscou levantar reflexões por meio dos movimentos contemporâneos aos diversos líderes que revolucionaram o mundo com seus ideais. (2014) 

2. Curta-metragem "Não venha discriminar", inscrito no Festival de produções audiovisuais "Curta Histórias" que retratou o respeito à cultura afro-brasileira através da dança e percussão. e abordagem da Lei 10.639/03. (2014)

3. Micro espetáculo "África em nós, não venha discriminar", apresentado na GRE Recife Norte, abordou movimentos de danças afro-brasileiras. (2014)

4. Micro espetáculo "Cultura Afro-brasileira e Ameríndia" apresentado no Encontro regional dos coordenadores do Programa Mais Educação na Fundação Joaquim Nabuco. (2014)

5. Micro espetáculo "O cotidiano com o MIA", apresentado no Encontro do Projeto Conviver com o ECA na Escola, retratou os impactos positivos do Manual de Intervenção do Agente Multiplicador Escolar. (2014)

6. Micro-espetáculo "Para o trânsito melhorar", apresentado no Encontro de Educação no Trânsito, uma parceria com a Patrulha Escolar, Polícia Militar. (2014)

 

7. Espetáculo "Afrociberdelia", apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia, buscou homenagear o movimento Manguebeat através dos movimentos contemporâneos com ícones da cultura popular. (2014)

 

8. Projeto "Multicores da Afro-brasilidade", realizado em parceria com o Projeto "Vivenciando a Cultura Afro-brasileira nas Escolas", na Escola de Referência em Ensino Médio Jader Andrade, em Timbaúba (Zona da Mata Norte). O coletivo apresentou 10 oficinas multidisciplinares ligadas à temática da cultura afro-brasileira e a vivência da Lei 10.639/03, bem como apresentou o micro-espetáculo "Afrociberdelia". (2014-2015) 

9. Semana da Cultura Afro-brasileira na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Machado, realizada no mês de Novembro. Os estudantes apresentaram o micro-espetáculo "Afrociberdelia" em parceria com o Projeto "Vivenciando a Cultura Afro-brasileira nas Escolas". (2014)

 

10. Projeto "HallowZombieMuertos" realizado em parceria com as turmas do Núcleo de Línguas Estrangeiras (NEL) dentro da instituição. O coletivo, junto à equipe do NEL e corpo coreográfico da Banda Marcial da escola promoveram um megaevento que contou com Labirinto do Terror, Balada, Salas temáticas e Apresentação de micro-espetáculo do Halloween. (2014-2015)

 

11. "Cantata de Natal", realizada no mês de Dezembro na instituição em parceria com a Banda Marcial do Padre Machado. Os estudantes apresentaram um repertório musical natalino com o coral, bem como apresentaram uma peça teatral de conscientização do espírito solidário correspondente à temática. (2014)

12. "Passeio de Férias do Coletivo Multicores da Artes Cênicas", A atividade teve como principal objetivo apresentar outras formas de socialização, aprendizagem, prática de Esporte e Lazer, bem como, confraternizar todas as atividades desenvolvidas pelo grupo. Os estudantes tiveram acesso à trilha ecológica, o banho de rio, de piscina, jogos e outras atividades. (2015-2016)

 

13. Micro-espetáculo "Sonhos Roubados", a performance de linguagem contemporânea agrga movimentos do frevo pernambucano, do hip-hop e da dança de salão à musicalidade do funk carioca. A trilha, interpretada pela cantora Maria Gadu, foi extraída do filme "Sonhos Roubados" e busca denotar a realidade dos jovens frente às questões sociais, expressando o desejo de mudança e de melhorias. (2015) 

 

14. "Curta Celeste", a produção, com roteiro elaborado pelos estudantes, foi  dirigida por Samuel Calado e imagens de Jefferson Belarmino. Conta a história de Celeste, uma jovem que descobre no seu casamento a falsidade, a ambição e a violência das pessoas próximas. Resolve dar a volta por cima e mostrar a diferença. (2015-2016)).

 

15. "Maracatu Rainha Adelaide", fundado em 2015, o Maracatu é fruto de uma parceria do Projeto com o Programa Ensino Médio Inovador. Sua criação está diretamente ligada à militância contra a discriminação racial nas instituições. O nome "Adelaide" é uma homenagem a nossa querida estudante Adelaide Oliveira, participante do projeto Multicores, negra, feminista, que sempre lutou contra a intolerância religiosa dentro de fora da escola. (2015-2016) 

 


 

16. Espetáculo "Ethos do Sertão Nordestino" (1ª Edição), o espetáculo - resultado de pesquisas bibliográficas e audiovisuais - aborda a história de resistência, bravura, perseverança, religiosidade e tradição do povo sertanejo nordestino, expressadas no Teatro de Sombras humano através da mistura de movimentos populares e contemporâneos. A peça também dá visibilidade as Tribos Indígenas e as Populações Quilombolas do Sertão. Tem sua produção estética realizada pelos próprios estudantes com orientação do Educador Social Samuel Calado. Vale salientar que os 45 minutos de espetáculo são compostos por músicas instrumentais, além de compositores brasileiros como Luiz Gonzaga, Elza Soares, Antônio de Nóbrega, Lenine e Maria Bethania. (2015-2016)

 



 

17. Espetáculo "Secretos Ancestrales Mesoamericanos"agrega a linguagem contemporânea de corpo e movimento com elementos tribais à técnica de teatro de sombras humano, busca evidenciar a construção da identidade cultural do México e dos países da América central em comemoração ao Dia dos mortos, tendo como foco principal o estudo dos antepassados mesoamericanos, em especial, os Olmecas, Zapotecas, Maias e Astecas que formaram grandes civilizações e deixaram um imenso legado histórico/cultural para a humanidade. 

 


 

Comentários/sugestões:

Design: Samuel Calado
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora