O PROJETO MULTICORES DAS ARTES CÊNICAS APRESENTA O ENSAIO FOTOGRÁFICO NEGRITUDES NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA 

O ensaio tem o objetivo de expressar o sentimento de orgulho racial, conscientizar sobre o valor da cultura afro na construção da identidade cultural brasileira, combater o racismo e a intolerância religiosa.

O trabalho possui sua legitimidade centrada na Lei 11.645/08 que obriga ensino de Cultura Afro-brasileira e Indígena nas Escolas e foi idealizado/produzido pelos participantes do grupo. Ele traz elementos presentes na religiosidade, na musicalidade, na dança, nas vestimentas e mostra também o resultado do trabalho realizado pelo coletivo em parceria com o Projeto Vivenciando a Cultura Afro nas Escolas.

No que se referem às captações, elas foram realizadas em várias etapas/séries pelos fotógrafos Débora Cavalcanti, Larissa Nascimento e Samuel Calado nas cidades de Olinda, Paulista e Recife. Em algumas imagens, técnicas de edição foram atribuídas para aproximá-las à Luz de Pierre Verger, (1902 - 1996), fotojornalista francês que dedicou a maior parte de sua vida aos estudos da diáspora africana nas Américas e a religiosidade de matriz africana.

Agradecemos aos colaboradores que acreditaram no objetivo deste trabalho e puderam contribuir na sua realização, em especial a Ana Martins, design em fios de contas (forneceu sua linha de fios em miçangas de 2017 para o nosso ensaio), Isabel Melo, do Projeto "Turbantes sem Preconceito", (confecção dos torsos das meninas), Mayara Soares, maquiadora (disponibilidade e dedicação nas makes) e sobretudo, aos modelos que se dispuseram e acreditaram neste belíssimo trabalho.

Todos os dias iremos postar em nossa página uma sequência de imagens. Espero que gostem e compartilhem!

Direção e contextualização: SAMUEL CALADO

Fotografia: DÉBORA MARTINS, LARISSA NASCIMENTO e SAMUEL CALADO

Maquiagem: MAYARA SOARES

Amarrações em tecidos: SAMUEL CALADO

Turbantes: ISABEL MELO

Parceiros: ANA MARTINS (Design em fios de contas), PROJETO TURBANTES SEM PRECONCEITO (Isabel Melo) e MARIA HELENA (Tecidos).

Modelos: ANDERSON CLEITON, ANDREZA GUEDES, JEFFERSON BELARMINO, HUAN ALVES, IAGO HERICLES, ISABEL MELO, JONATHA VIEIRA, LARISSA NASCIMENTO, LAURA FERNANDA, LUANA LETÍCIA, QUEYSE SOARES, TACIANA CABRAL E WILLAMS FRANCISCO.

Curta a página: https://www.facebook.com/multicoresdasartescenicas/ 

PARTE 1: Sem diálogo não há comunicação!

O princípio da reciprocidade, da terra, da troca de saberes, a matéria viva em nós, o fôlego inicial, o começo da militância. Exu

Modelo: Jefferson Belarmino 



PARTE 2: Lutas, folhas e mistérios

 1. A coragem, a bravura e a resistencia marcaram a história dos povos africanos no Brasil. Guerreiros e fortes, lutaram sem medo contra os mártires da escravidão. Abrindo os caminhos. Ogum. 

2. O verde das folhas traz o contato mais íntimo com a natureza. Força necessária para a manutenção das nossas vidas pois produzem o oxigênio. Sem folhas não há vida, não há elemento. A quem recorremos quando estamos doentes através do segredo das ervas e o valor de cura que elas têm. Ossaim. 

Modelo: Isabel Mello

3. Cercada de mistérios, dignidade e gentileza. Como tentar entender o destino. Nanã. 

Modelo: Taciana Cabral 

PARTE 3: Tempos de Fogo e Justiça 

1. A força de um raio cortando o céu no meio de uma chuva, traduz a bravura e a coragem do povo negro na luta contra os mártires da escravidão. São os filhos do fogo, guerreiros, e sempre prontos para a batalha. Oyá.

Modelo: Adelaide Oliveira 

2. Trovões clamam pela justiça, pela afirmação da negritude. Mostram-se reis, fortes como uma rocha. A bravura e o grito pela liberdade. Xangô.

Modelo: Jonatha Vieira e Anderson Cleiton


PARTE 4: Caça, fartura e beleza

1. O caçador observa atentamente tudo que está a sua volta. Inteligente, não teme à luta. O olhar expressivo mistura paciência e curiosidade. Ora discreto, ora tímido, prestativos e vaidosos. Segue mata a dentro em busca da fartura para o seu povo. Oxóssi.

Modelo: Oxósssi

Modelo: Andreza Guedes


PARTE 5: Criação Vida e Maturidade


A paz e o amor ao próximo deve residir em nós. Tudo deve fluir bem. Desde a criação, possuímos duas grandes razões em comum: a vida e a morte. O que éramos, o que somos e o que seremos? É preciso manter o universo em equilíbrio. Oxalá.

Modelo: Andreza Guedes


PARTE 6: O amor e a beleza das águas doces


Precisamos ser mais generosos, dignos e amar ao próximo. Na beleza dos rios e das cachoeiras reside o elemento água, O ouro indispensável para a nossa existência. Que essa corrente leve as dores, as mágoas, as lágrimas para longe e traga boas energias, vibrações e novas felicidades. Desejamos tempos de fertilidade, de mudanças e de riquezas. Oxum

Modelos: Luana Letícia, Jonatha Vieira e Laura Fernanda. 


PARTE 7: Mãe cujo os filhos são peixes


Senhora da imensidão, das profundezas, das histórias, do sustento e da humanidade. A mãe cujo os filhos são peixes, o encontro dos rios, o espelho do mundo, aquela que está presente em todos os momentos, sempre com uma palavra de carinho, de afeto e conselho. Abraça e protege os seus. Iemanjá 

Modelos: Queyse Soares, Willams Francisco, Andreza Guedes, Larissa Nascimento e Isabel Melo. 


 



Design: Samuel Calado
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora