ESPETÁCULO ETHOS DO SERTÃO NORDESTINO (2° Edição)
Em Teatro de Sombras Corporais

Resumo do espetáculo disponível no Youtube

Sinopse

O Ethos em sociologia é uma espécie de síntese dos costumes de um povo. O termo indica quais os traços característicos de um grupo humano qualquer que os diferencia de outros grupos sob os pontos de vista social e cultural. Portanto, trata-se da identidade social de um grupo.

Partindo dessa perspectiva, o Projeto Multicores das Artes Cênicas apresenta a aula espetáculo Ethos do Sertão Nordestino em Teatro de Sombras Corporais, de linguagem acessível e simplificada. O trabalho se mostra como um painel onde a identidade cultural do povo sertanejo é expressa em oito momentos são eles:

  1. O barro e a arte vernacular do Mestre Vitalino;

  2. Os ritmos populares regionais;

  3. Rio São Francisco: um oásis no Sertão;

  4. Crenças e militâncias;

  5. Povos indígenas;

  6. Populações Quilombolas;

  7. Súplica Nordestina frente à seca;

  8. Chuva no Sertão.

A aula-espetáculo tem por objetivo contribuir para a legitimidade do fortalecimento da identidade cultural sertaneja nordestina através de produto elaborado por meio de pesquisas bibliográficas e audiovisuais; difundir a lei Lei 11.645/08 que legitima o ensino de cultura afro-brasileira e indígena nas escolas; combater a intolerância religiosa, o preconceito racial e possibilitar o interesse no estudo das relações étnico-raciais; dar visibilidade a Cultura Nordestina propagando sua contribuição na construção da identidade brasileira.

A trilha deste trabalho é composta por grandes intérpretes da música popular brasileira como Antônio de Nóbrega, Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo, Maria Bethania, Lenine, Cordel do Fogo Encantado, Elza Soares e outros artistas que difundem a diversidade cultural do nordeste brasileiro. Nas transições entre as passagens estão presentes narrativas do documentário Patativa do Assaré, poeta cearense brasileiro.

Tempo de duração: 50 minutos


Ficha técnica
Produção, direção e concepção de Coreografia: Samuel Calado
Assistentes de direção: Larissa Nascimento e Iago Hericles
Assistentes de produção: Mayara Soares e Débora Cavalcante
Elenco: Adelaide Oliveira, Aline Cabral, Andreza Guedes, Débora Evellyn,Elainy Nascimento, Ericka Tatiana, Ester da Silva, Huan Alves, Janayne Ramos, Jonatha Vieira, Julye Silva, Laís Freitas, Luana Letícia, Lucas Henrique Henrique, Marcos Gabriel, Maria Simone, Samuel Calado, Taciana Cabral, Thaís Felipe e Williams Willams Francisco.
Fotos: Kleber Wasllan, Dábila Renata Renata, Victor Pereira e Mariana Silva.
Design gráfico:
Banner e folder: Jackson Silva
Internet: Samuel Calado
Serviço
ESPETÁCULO ETHOS DO SERTÃO NORDESTINO
Em Teatro de Sombras Corpórea
Informações: 81 9 8445.7643 / 9 9531.6024 (Samuel)
Fanpage: Facebook/coletivomulticoresdasartescenicas



Apresentações anteriores:

 

TEATRO APOLO

02 de Setembro de 2016

A segunda apresentação do Espetáculo Ethos do Sertão Nordestino foi realizada no Teatro Apolo (Recife), no dia 02 de Setembro de 2016, às 16 horas. A peça foi divulgada nos Jornais impressos Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio e nas plataformas virtuais JC ONLINE, Folha PE e Leia Já.

Links de divulgação: 

LEIA JÁ: ETHOS DO SERTÃO NORDESTINO 

 https://agenda.leiaja.com/2016/08/30/ethos-do-sertao-nordestino

JC Online: ESPETÁCULO DE SOMBRAS CONTA HISTÓRIA DO SERTÃO DO NORDESTE 

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-cenicas/noticia/2016/09/02/espetaculo-de-teatro-de-sombras-conta-historia-do-sertao-do-nordeste-251417.php


Impresso: 

Folha de Pernambuco: 


Jornal do Commercio: 


A divulgação do espetáculo foi tão positiva, que professores de outras instituições estaduais mobilizaram os seus alunos para assistirem à encenação. Estiveram presentes, além do público geral que leu a divulgação nos jornais, os estudantes das escolas:

- Escola de Referência em Ensino Médio Padre Machado;

- Escola Governador Barbosa Lima (Recife);

- Escola Joaquim Amazonas (Camaragibe);

- Escola Coronel Othon (Macaxeira, Recife);

- Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano (Recife);

- Escola de Referência em Ensino Médio Amary de Medeiros (Afogados);

- Escola de Referência em Ensino Médio Governador Eduardo Campos (Zona da Mata Sul).

O espetáculo - que ganhou mais uma cena, abordando as rendeiras do sertão nordestino - foi aplaudido em praticamente todas as passagens. Isso nos deixou bastante emocionados por trás do pano tendo plena certeza de que a mensagem estava sendo passada de forma simplificada e acessível.

Ao todo, arrecadamos mais de 200 itens (quilos de alimentos não perecíveis ou materiais de higiene pessoal). Mais de 80% do público que nos assistiu contribuiu com a nossa campanha solidária para ajudar ao Núcleo de Apoio à Criança com câncer (NACC). Isso foi bastante gratificante para nós. Só de imaginar que estamos unindo o conhecimento, as artes e a solidariedade em um único trabalho já nos deixa bastante feliz.


TEATRO ARRAIAL ARIANO SUASSUNA 

02 de Setembro de 2016

 

A apresentação no Teatro Arraial Ariano Suassuna contou com a presença dos pais/responsáveis e de alguns funcionários da EREM Padre Machado. Devido ao quantitativo de pessoas para assistir ao espetáculo, outra sessão foi aberta às 20h. O projeto Multicores agradece a jornalista Tatiana, da Folha de Pernambuco e a equipe de imprensa da Secretaria de Educação pela divulgação do espetáculo no impresso e sites. 

Links de divulgação: 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: Ethos do Sertão Nordestino é apresentado em espetáculo no Teatro Arraial

 https://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=3029

FOLHA DE PERNAMBUCO: Peça destaca identidade do sertanejo

https://www.folhape.com.br/cultura/2016/8/peca-destaca-identidade-do-sertanejo-0017.html

Impresso: 

FOLHA DE PERNAMBUCO:



Design: Samuel Calado
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora